Ivan Mariano Silva

Ivan Mariano Silva nasceu em Monte Sião em 1935 e, durante seus quase 85 anos, dedicou-se de modo praticamente constante ao incentivo da cultura de (e para) a população da cidade. Formado em odontologia em Alfenas, em 1956, exerceu a profissão de dentista durante mais de 50 anos, porém sempre o fez paralelamente a outros trabalhos e projetos, sendo parte do grupo que idealizou e levou a cabo a construção do Museu Histórico e Geográfico de Monte Sião (visita on-line disponível neste link), além de um dos fundadores (e, por muitos anos, presidente) da Fundação Cultural Pascoal Andreta, mantenedora de tal museu e financiadora diversos projetos desenvolvidos na cidade.

Foi, também, diretor e organizador do jornal literário local, chamado de O Monte Sião (podem-se ler as edições utilizando este link), onde publicava a cada mês, de modo quase religioso, suas crônicas e contos, que narram suas percepções sobre a vida nesta pequena cidade do interior de Minas Gerais, mesclando realidades e ficções de modo que reconstruíam a história em estórias. Muitas dessas narrativas fazem parte do livro póstumo Crônicas da minha gente. Ainda em vida, Ivan teve mais dois livros publicados: O dono do remo, em que conta as histórias do seu grupo de pescaria (sua outra grande paixão); e o Glossário Monte-sionês da Língua Portuguesa, em que ele reúne uma série de expressões comuns ao vocabulário local. No entanto, apesar dos temas locais, sua habilidade de contista foi reconhecida além de Monte Sião. Um de seus contos, chamado Vá chamar seu pai, lhe rendeu um prêmio no concurso Leve uma criança pescar, em 1988.

Ivan fez de Monte Sião a matéria e o produto de sua literatura. Não há como percorrer essas ruas sem percorrer suas histórias. Ele preservou a cultura local, mais do que a promovendo, mas a constituindo ativamente.