Fundação Cultural Pascoal Andreta

Semana Nacional de Museus

Sobre a 18ª Semana Nacional de Museus.

Se enterrarem a cultura ela brota.
Se despedaçarem o conhecimento ele multiplica.
Se confinarem o museu ele expande.

Em 18 de maio celebra-se o Dia Internacional de Museus. Este ano, mais uma vez, o Museu Histórico e Geográfico de Monte Sião participou deste evento mundial através da “18ª Semana Nacional de Museus” ocorrida entre os dias 18 e 24 de maio.

A Fundação Cultural Pascoal Andreta, mantenedora do nosso museu, planejava diversas ações que atraíssem as pessoas até o museu. No entanto, devido às razões de quarentena, fizemos um esforço de levar o museu até vocês com fotos e algumas histórias em diversas postagens nas restes sociais.

O tema proposto aos museus, este ano, em âmbito mundial, é para que explorem o acervo divulgando a história de cada lugar no tripé da IGUALDADE, DIVERSIDADE e INCLUSÃO.

INCLUSÃO foi a forma que a Fundação encontrou divulgando no mundo digital através do facebook e Instagram uma atividade que tem orgulho em preservar o objeto físico pra testemunhar a história.

DIVERSIDADE tem de sobra em Monte Sião. Começando pelos portugueses de nossos primórdios, sem esquecer os índios que já habitavam Pindorama, depois os italianos, sírios, libaneses, afro-descendentes, asiáticos e de tantos outros lugares que viram aqui bons motivos pra ficar.

IGUALDADE é algo que ainda não temos. Precisamos incentivar a cultura, pois só por meio dela é que chegaremos a um mundo mais igualitário de cidadãos seguros de seus direitos e obrigações para com a história, a ciência e o trato com o outro em sua condição diversa de uma sociedade múltipla de opiniões e comportamentos, que deverão ser aceitos e respeitados preservando a individualidade da pessoa.

Este evento é organizado pelo IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus) em parceria com o ICOM (International Council of Museums).

Bernardo Bernardi