Regulamento XIX Concurso

XIX Concurso “Fritz Teixeira de Salles de Poesia”

Promoção “Fundação Cultural Pascoal Andreta”

Monte Sião – MG

REGULAMENTO

1. GERAL
  1. Categorias
    1. Infantil – Até 13 anos incompletos na data de encerramento das inscrições.
    1. Juvenil – De 13 anos completos até 18 anos incompletos na data de encerramento das inscrições.
    1. Adulto – Acima de 18 anos completos.
    1. A participação no concurso é livre para autores de todas as idades, sem qualquer restrição, obedecendo unicamente a divisão por categorias nas respectivas faixas etárias.
  • As inscrições estarão abertas de 01 de março de 2021 até 23 de abril de 2021 (JUVENIL e ADULTO).
  • Para a categoria INFANTIL as inscrições serão encerradas em 30 de abril de 2021.
  • Cada autor poderá concorrer com até 02 (dois) poemas, inéditos, e em língua portuguesa.
    • A publicação em blogs pessoais não invalida o ineditismo, porém a publicação em livros, jornais e ou antologias quaisquer, bem como a inscrição simultânea em outro concurso similar, invalidam a inscrição.
    • São aceitas inscrições de autores residentes e ou originários de quaisquer cidades ou países.
    • A inscrição é gratuita.
    • O tema das poesias é livre.
    • É obrigatório o título da obra.
  • Uma Comissão Julgadora, escolhida pela Fundação Cultural Pascoal Andreta, selecionará os melhores trabalhos.
  • Os direitos autorais dos textos são de propriedade de seus autores.
    • Ao enviar sua inscrição para este concurso, os autores concordam expressamente com a publicação das poesias inscritas no site da Fundação Cultural Pascoal Andreta, bem como no livro (edição comemorativa) a ser publicado, sem que qualquer ônus seja imputado à Fundação.
    • Não é necessário que o autor faça o registro, para fins de direito autoral.
    • A Fundação Cultural Pascoal Andreta declara que o livro a ser editado (edição comemorativa), não será comercializado em nenhuma hipótese, tratando-se ainda de tiragem limitada.
  • O envio da(s) poesia(s) ao concurso significa inteira e completa concordância, por parte dos concorrentes, com este Regulamento. Casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora. As decisões são irrecorríveis.

II. INSCRIÇÕES

1. Para confirmar sua inscrição, o autor deverá preencher o formulário disponível no link de acordo com a categoria:
    1. Ficha de Inscrição – Infantil
    2. Ficha de Inscrição – Juvenil
    3. Ficha de Inscrição – Adulto
  • A(s) poesia(s) deverão ser anexadas na mesma Ficha de Inscrição, em campos específicos.
  • Não é permitido a inscrição da segunda poesia em ficha de inscrição separada. Se o autor desejar inscrever dois textos, ambos deverão ser anexados na mesma Ficha de Inscrição.
  • Ao final do preenchimento do formulário e tendo anexado sua(s) poesia(s), clicar no botão ENVIAR. Aguardar mensagem de confirmação de recebimento.
  • Não serão aceitos textos e inscrições por email.
  • As poesias deverão ser enviadas conforme abaixo:
    • Digitação, preferencialmente, em fonte Times New Roman, tamanho12, ou fonte Arial, também tamanho 12, com espaço livre.
    • Cada poesia deverá constituir um arquivo único, sem a indicação do nome do autor ou pseudônimo (os textos serão catalogados e indexados por numeração sequencial para encaminhamento à Comissão Julgadora).

A correlação entre as poesias e seus autores é determinada pelo arquivo anexado na Ficha de Inscrição e o índice numérico atribuído – portanto, vinculado unicamente a quem preencheu o formulário – sem que a Comissão Julgadora tenha acesso a qualquer informação antecipada dos poetas e seus textos.

Desta forma, a Comissão Julgadora conhece apenas as poesias e seu número, até que o julgamento seja concluído e o resultado publicado.

• Preferencialmente, salvar os arquivos em formato PDF. Arquivos no formato Microsoft Word (.doc ou .docx), OpenOffice, BROffice, LibreOffice ou Google Docs também serão aceitos.
    • Não são aceitos arquivos no formato figura (JPG, PNG, etc).
    • Não são aceitos arquivos com o texto “colado” como figura.
    • Não são aceitos links de compartilhamento em serviços como Dropbox, Google Drive, OneDrive, Skydrive ou similares.
  • Em até 15 (quinze) dias contados a partir do envio das poesias, os participantes receberão comunicado, por email, da confirmação de sua inscrição ou serão solicitados a corrigir eventuais irregularidades.
    • Para os casos em que correções forem solicitadas, os participantes terão até 03 (três) dias para apresentá-las.
    • Caso as correções não sejam recebidas, a inscrição será invalidada.
  • Caso o autor identifique que houve erro em sua inscrição (arquivo incorreto, informações incompletas, etc), enviar email para concurso.fritz.2021@fundacaopascoalandreta.com.br, indicando no campo “Assunto”: Solicitação de Correção de Inscrição
    • A solicitação será avaliada pela Comissão Organizadora e o autor será notificado da decisão.
    • Em nenhuma hipótese preencher uma nova Ficha de Inscrição.
  • Eventuais solicitações de substituição da(s) poesia(s) inscritas devem ser encaminhadas para o endereço de email concurso.fritz.2021@fundacaopascoalandreta.com.br, indicando no campo “Assunto”: Concurso Fritz 2021: Solicitação de substituição de poesia
    • Não enviar as poesias até a decisão da Comissão Organizadora
    • Em nenhuma hipótese preencher uma nova Ficha de Inscrição
  1. Havendo o envio de uma segunda Ficha de Inscrição, a mesma será invalidada.
  1. A relação completa de participantes, cujas inscrições foram aceitas pela Comissão Organizadora, será publicada no site da Fundação Cultural Pascoal Andreta – www.fundacaopascoalandreta.com.br – no dia 09 de maio de 2021.
  1. Solicitações de esclarecimentos poderão ser encaminhadas para o endereço eletrônico concurso.fritz.2021@fundacaopascoalandreta.com.br, indicando no campo “Assunto”: Esclarecimentos

III. PRÊMIOS

Haverá premiação para os três melhores trabalhos, por categoria, conforme abaixo:

1. Para os três melhores trabalhos na Categoria INFANTIL
    1. 1º lugar: R$ 350,00 em vale-compras nas lojas Livraria Cultura, Livraria Saraiva ou Amazon, exclusivamente para aquisição de livros e/ou material escolar.
    1. 2º lugar: R$ 250,00 em vale-compras nas lojas Livraria Cultura, Livraria Saraiva ou Amazon, exclusivamente para aquisição de livros e/ou material escolar.
    1. 3º lugar: R$ 150,00 em vale-compras nas lojas Livraria Cultura, Livraria Saraiva ou Amazon, exclusivamente para aquisição de livros e/ou material escolar.

OBSERVAÇÃO:

Até a data de publicação deste edital, a Amazon não está aceitando a emissão de vale-compras no site www.amazon.com.br. Assim, quando da premiação a Comissão Organizadora decidirá, em conjunto com os classificados e/ou seus responsáveis, qual a melhor opção de utilização desse valor.

Em nenhuma hipótese será entregue o valor em dinheiro para a Categoria Infantil.

• Para os três melhores trabalhos na Categoria JUVENIL
    • 1º lugar: 01 Kindle Paperwhite 8 GB e vale-compras no valor de R$ 350,00 para aquisição de e-books e/ou acessórios para o Kindle
    • 2º lugar: 01 Kindle Paperwhite 8 GB e vale-compras no valor de R$ 250,00 para aquisição de e-books e/ou acessórios para o Kindle
    • 3º lugar: 01 Kindle Paperwhite 8 GB e vale-compras no valor de R$ 150,00 para aquisição de e-books e/ou acessórios para o Kindle

OBSERVAÇÃO:

Em nenhuma hipótese será entregue o valor em dinheiro para a Categoria Juvenil.

• Para os três melhores trabalhos na Categoria ADULTO
    • 1º lugar: R$ 2.000,00 (Dois mil reais)
    • 2º lugar: R$ 1.500,00 (Mil e quinhentos reais)
    • 3º lugar: R$ 1.000,00 (Mil reais)
  • Menção Honrosa para o concorrente mais jovem.
  • Todos os classificados receberão 02 (dois) exemplares do livro contendo as poesias premiadas (edição comemorativa) e Diploma personalizado.
  • Foram planejadas duas datas para a entrega dos prêmios, e sua confirmação dependerá das condições presentes na ocasião por conta da pandemia de COVID-19. Se mesmo na segunda data não for possível encontro presencial, teremos evento on-line.

Todas as situações serão comunicadas em tempo hábil para o planejamento de todos.

1. 10 de julho de 2021, sábado, às 19h30 ou
    1. 11 de dezembro de 2021, sábado, às 19h30
  • Para os classificados que não sejam de Monte Sião, haverá hospedagem com café da manhã.
  • No caso do não comparecimento de qualquer dos autores classificados no evento de premiação, o respectivo prêmio poderá ser enviado por correios e depósito em conta corrente bancária (se aplicável), desde que expressamente solicitado pelo autor em até 30 dias contados a partir de 10 de julho de 2021. Findo este prazo o valor será devolvido ao patrocinador e o ganhador perderá o direito ao prêmio.
  1. Os poetas classificados poderão declamar sua poesia ou, se desejarem, indicar outra pessoa para fazê-lo.